Este documento é a declaração de privacidade da urbanhotel.pt. Nesta declaração de privacidade, explicamos como recolhemos e utilizamos os seus dados pessoais e a forma como procuramos estar em conformidade com a mais recente legislação na matéria, nomeadamente com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Em que situações é aplicável esta declaração de privacidade?

Esta declaração de privacidade é aplicável a todos e quaisquer dados pessoais que recolhemos, utilizamos, partilhamos e armazenamos sobre si quando faz uma reserva connosco, quando visita o nosso website ou quando entra em contacto connosco.

O nosso website contém ligações para websites de terceiros. Esta declaração de privacidade não é aplicável à recolha de dados feita através dos websites referidos nem somos responsáveis por essa recolha. Consulte a política de privacidade do website em questão (caso esteja disponível) para mais informações.

Poderemos alterar esta declaração de privacidade regularmente e iremos notificá-lo de quaisquer alterações publicando a declaração revista neste website e informando-o por e-mail antes da entrada em vigor dessas alterações.


O que são dados pessoais?

Dados pessoais são a informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável. Considera-se identificável a pessoa que possa ser identificada direta e indiretamente, designadamente por referência a um número de identificação ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social.

Quem é responsável pelos seus dados?

O site urbanhotel.pt é propriedade da Hotel Bemvindo - Gestão Hoteleira, Lda, com sede em Estrada de Santa Eulália, nº 215 820-381 Albufeira, Portugal, registada na Conservatória do Registo Comercial de Albufeira com o número de registo 513614826/2015, número de identificação fiscal PT513614826. A Hotel Bemvindo Lda. é responsável pela recolha e utilização dos seus dados pessoais conforme descrito de seguida nesta declaração de privacidade. Caso tenha questões, comentários ou reclamações sobre a utilização dos seus dados pessoais por parte da Hotel Bemvindo, pode enviar e-mail para admin@urbanhotel.pt.

Mediante a unidade hoteleira em questão os seus dados poderão ser cedidos a Páteos da Foz - Empreendimentos Turísticos Lda, que é uma empresa privada de responsabilidade limitada, estabelecida sob as leis de Portugal, sob o número de registo de IVA PT508442842.

Que dados recolhemos e como o fazemos?

Recolhemos cinco categorias de dados pessoais sobre si:

  • ⋄ nome e dados de contacto;
  • ⋄ dados da reserva;
  • ⋄ dados que recolhemos quando entra em contacto com o nosso serviço de apoio ao cliente;
  • ⋄ dados que recolhemos quando visita o nosso website ou lê a nossa newsletter;
  • ⋄ dados das redes sociais;

Nome e dados de contacto: Tratam-se de dados que introduz ao efetuar uma reserva, como, por exemplo, o seu nome próprio e apelido, a sua data de nascimento, o seu endereço e local de residência e o seu número de telefone e endereço de e-mail. Caso venha acompanhado, também recolhemos sobre os seus companheiros de viagem uma parte dos dados descritos nesta secção.

Dados da reservas: Os dados da reserva são os dados referentes à estadia/alojamento. Por exemplo, data de entrada e saída, preço, número de noites, tipo de quarto, suplementos, tipo de tarifa, etc.

Para efetuar a reserva é necessário um número de identificação pessoal que pode ser referente ao seu passaporte ou outro documento identificativo, mediante a sua nacionalidade.

Ao efetuar uma reserva é encaminhado para a rede de pagamentos para completar a mesma. Para completar este pagamento, tem de introduzir os seus dados de pagamento, como o número de uma conta bancária ou de um cartão de crédito. Os dados relativos ao meio de pagamento serão da responsabilidade dos nossos parceiros, estando também eles ao abrigo do mesmo regulamento.

No processo de reserva pode indicar se pretende um alojamento com condições especiais, tais como mobilidade reduzida. Nos termos da legislação de privacidade, estes dados são considerados sensíveis, uma vez que dizem respeito à sua saúde. Ao inserir este tipo de dados, autoriza-nos a recolher, utilizar e partilhá-los com terceiros para os fins descritos na secção "Como utilizamos os seus dados".

Dados que recolhemos quando entra em contacto com o nosso serviço de apoio ao cliente: Quando entra em contacto com o nosso serviço de apoio ao cliente por qualquer via eletrónica ou por telefone, definimos esses momentos de contacto nos nossos sistemas. Poderemos gravar conversas telefónicas para fins de formação ou para evitar ou combater a fraude.

Dados que recolhemos quando usa o nosso website ou lê a nossa newsletter: Quando visita o nosso website, nós registamos, entre outros, o seu endereço de IP, o tipo de browser e o seu comportamento de navegação. Também recolhemos estas informações através de cookies, scripts e tecnologias semelhantes. Consulte a nossa declaração de cookies para mais informações. Caso receba uma newsletter nossa, nós registamos quando abriu essa newsletter ou quando clicou numa ligação.

Dados das redes sociais: Dependendo das definições da sua rede social, nós poderemos receber informações do fornecedor do serviço em causa. Se comunicar connosco através das nossas páginas nas redes sociais (ex., publicando um comentário, carregando uma fotografia ou clicando no botão "gosto"), nós poderemos receber esses dados. Consulte a política de privacidade do seu fornecedor de redes sociais para mais informações sobre os dados pessoais que recebemos e sobre a forma como pode alterar as suas definições


Recolhemos os dados acima referidos de duas formas, registamos os dados que insere quando reserva estadia ou quando entra em contacto com o nosso serviço de apoio ao cliente e registamos automaticamente dados quando navega no nosso website, quando abre uma newsletter ou quando comunica connosco através das redes sociais.

Como utilizamos os seus dados?

A urbanhotel.pt utiliza os seus dados para quatro fins:

  • ⋄ para o fornecimento dos nossos serviços e para manter o contacto consigo;
  • ⋄ para pesquisa destinada a melhorar os nossos serviços;
  • ⋄ para marketing direto baseado nas suas preferências e no seu comportamento;
  • ⋄ para a nossa administração e para o cumprimento da legislação e dos regulamentos;

Para o fornecimento dos nossos serviços e para manter o contacto consigo: Quando reserva uma estadia nós utilizamos os dados para esse efeito, conforme descrito na secção "Que dados recolhemos e como o fazemos?". Utilizamos o seu nome, número de passaporte e outros dados pessoais para, por ex., para reservar o seu hotel.

Apenas fornecemos os seus dados médicos (por ex., um pedido de cadeira de rodas) ao alojamento de modo a que este possa fornecer-lhe os serviços solicitados adequados. Não utilizamos estes dados para outros fins.

Utilizamos os seus dados de contacto para comunicar consigo. Como, por exemplo, para lhe enviar o seu voucher eletrónico ou eventuais alterações de reserva. Também utilizamos os seus dados de contacto para responder às suas questões quando entra em contacto com o nosso serviço de apoio ao cliente.

Utilizamos os seus dados de pagamento para processar o seu pagamento. Juntamente com o fornecedor do serviço de pagamento, o nosso departamento de fraude verifica se há a possibilidade de uma reserva fraudulenta que use, por exemplo, um cartão de crédito roubado ou bloqueado.

Para pesquisa destinada a melhorar os nossos serviços: Fazemos pesquisa sobre tendências relacionadas com a forma como os visitantes e clientes usam os nossos serviços, o nosso website, os serviços de apoio ao cliente e as redes sociais. Fazemos isto para obter informações sobre o comportamento e as preferências dos nossos visitantes e clientes, de modo a podermos melhorar os nossos serviços, o conteúdo do nosso website e o nosso serviço de apoio ao cliente. Também utilizamos as informações referidas para desenvolver novos serviços.

Para esta pesquisa, utilizamos ferramentas automáticas com as quais analisamos os dados descritos na secção "Quem é responsável pelos seus dados?", incluindo os seus dados de reserva, serviços adicionais que tenha adquirido e informações sobre si (como o género e a sua residência). Não são analisados nomes, endereços de e-mail ou outras informações que possam permitir identificar pessoas específicas, uma vez que apenas estamos interessados em tendências gerais. Também não utilizamos dados sensíveis. Poderemos também combinar os dados analisados com dados que recolhemos através de cookies e tecnologias semelhantes quando visita o nosso website ou informações que recebemos de empresas do grupo ou de outras fontes.

Para marketing direto baseado nas suas preferências e no seu comportamento: Utilizamos os seus dados para lhe enviar newsletters, ofertas ou outras mensagens promocionais. Fazemo-lo por e-mail e através de outros canais digitais, como, por ex., apps e redes sociais, se tiver dado o seu consentimento explícito para tal.

Analisamos e combinamos os seus dados de modo a adaptar estas mensagens às suas preferências e ao seu comportamento. Utilizamos, para esse efeito, ferramentas automáticas que analisam os seus dados armazenados na nossa plataforma de gestão de dados. Para este fim, utilizamos os seus dados de reserva, informação sobre serviços adicionais que tenha adquirido e informações sobre si (como o género, a residência e as suas preferências de estadias). Não analisamos e combinamos apenas os dados introduzidos por si, como também dados que recolhemos através de cookies, scripts e tecnologias semelhantes (consulte a nossa declaração de cookies para mais informações), das redes sociais e quando entra em contacto com o nosso serviço de apoio ao cliente.

Nos nossos e-mails, poderemos incluir incluímos ofertas personalizadas da urbanhotel.pt dos nossos serviços e produtos. Personalizamos estas ofertas de acordo com os seus interesses.

Poderemos utilizar os Públicos Personalizados do Facebook, o DoubleClick e outras redes para lhe apresentar anúncios da urbanhotel.pt quando a rede referida ou um website associado são visitados. Para esse fim, poderemos enviar o seu endereço de e-mail ou outros dados de identificação ao Facebook (por exemplo), para ser possível verificar se dispõe de uma conta de Facebook. Poderemos utilizar os seus dados de reserva para determinar o nosso público. Caso não pretenda que o seu endereço de e-mail seja utilizado para os Públicos Personalizados, entre em contacto com o nosso serviço de apoio ao cliente. Consulte o website da sua rede social para mais informações sobre os Públicos Personalizados. Poderá também ter fornecido o seu consentimento para receber anúncios personalizados na sua cronologia do Facebook ou em outras redes sociais através da nossa política de cookies. Consulte a nossa política de cookies para saber como pode cancelar o seu consentimento.

Tratamos os seus dados pessoais conforme descrito neste parágrafo para defesa do nosso interesse legítimo e dos interesses de terceiros, de modo a fornecer-lhe atualizações e ofertas relevantes. Pode cancelar a receção de newsletters, ofertas ou outras mensagens promocionais a qualquer momento, clicando na ligação para cancelar a subscrição incluída no e-mail ou entrando em contacto com o nosso serviço de apoio ao cliente.

Ao cancelar a subscrição, continuará a receber os nossos e-mails de serviço (como, por exemplo, a confirmação da sua reserva e o bilhete eletrónico). Poderá opor-se à utilização dos seus dados pessoais para fins de marketing direto a qualquer momento (consulte a secção 7).

Para a nossa administração e para o cumprimento da legislação e dos regulamentos: Utilizamos os seus dados pessoais para fins de administração interna, como a conservação de registos, e para cumprir as nossas obrigações legais e fiscais.

Recolhemos e utilizamos os seus dados pessoais para lhe fornecer os nossos serviços, para cumprir as nossas obrigações legais, em defesa dos nossos interesses legítimos ou dos interesses de terceiros ou com o seu consentimento, por exemplo, nas situações em que utilizamos os seus dados médicos.

Caso cancele o seu consentimento ou não forneça os dados de que necessitamos para o cumprimento do contrato consigo ou das nossas obrigações legais, poderá não conseguir utilizar os nossos serviços ou utilizá-los apenas de forma limitada.

Se tratamos os seus dados pessoais em defesa dos nossos interesses legítimos ou dos interesses de um terceiro, esses interesses terão sido ponderados face aos seus interesses de privacidade. Tomaremos medidas para salvaguardar os seus interesses de privacidade e para evitar danos injustificáveis a si, consoante adequado. Os nossos interesses legítimos poderão, por exemplo, incluir fins de segurança ou fornecer-lhe serviços e ofertas melhores. Para mais informações sobre estes interesses, consulte os fins para os quais tratamos os seus dados pessoais, referidos acima. Estão disponíveis mais informações sobre estes testes de ponderação mediante pedido.

Nos casos em que tratamos os seus dados pessoais em defesa dos nossos interesses legítimos ou dos interesses de um terceiro, tem o direito de se opor a isso, a qualquer momento, por motivos relacionados com a sua situação particular (consulte a secção "Como protegemos os seus dados e durante quanto tempo os mantemos?").

Que terceiros têm acesso aos seus dados?

Poderemos trocar dados com terceiros ou disponibilizar os seus dados a terceiros no âmbito dos seguintes fins:

  • ⋄ com parceiros para implementarem as suas reservas;
  • ⋄ com os nossos fornecedores que fornecem serviços auxiliares;
  • ⋄ às autoridades competentes, a autoridades fiscais e autoridades de investigação caso a urbanhotel.pt seja obrigada por lei a fazê-lo;

Implementar reservas: Fornecemos os seus dados a parceiros que estão diretamente envolvidos na sua reserva. Fornecemos os seus dados, por exemplo, a fornecedores de serviços que estão envolvidos na sua estadia.

Dependência de serviços auxiliares: Para o fornecimento dos nossos serviços, dependemos de terceiros, p. ex., fornecedores de TI, agências de marketing, empresas de publicidade online, empresas de cartões de crédito, fornecedores de serviços de pagamento, fornecedores de serviços na área da prevenção da fraude e reservas online. Celebramos acordos com estes terceiros, nos quais é determinado, entre outros, que estes deverão tratar os seus dados com confidencialidade e salvaguardá-los adequadamente.

As empresas do nosso grupo, os nossos parceiros e fornecedores de serviços poderão estar sedeados não só dentro da União Europeia, como também fora dela. Se um terceiro fora da União Europeia tiver acesso aos seus dados pessoais, isso constitui uma transferência internacional de dados pessoais. Sempre que necessário, a urbanhotel.pt toma as medidas adequadas para cumprir os requisitos impostos pelos regulamentos de privacidade aplicáveis à transferência internacional de dados pessoais.

Como protegemos os seus dados e durante quanto tempo os mantemos?

A urbanhotel.pt adotou medidas de segurança técnica e organizacional para proteger os seus dados contra perda ou utilização indevida, como, por ex., acesso não autorizado aos dados. Nesse contexto, levamos em consideração a tecnologia de ponta e o custo de implementação, de modo a garantir um nível de segurança adequado em relação aos riscos envolvidos no tratamento dos dados e na natureza dos dados a proteger.

Mantemos os seus dados durante o tempo necessário para cumprir os fins tal como descrito nesta declaração de privacidade, mas, no geral, não mais do que 2 anos após a sua última interação connosco, a não ser que isso seja necessário para o cumprimento das nossas obrigações legais ou para potenciais litígios. Se já não necessitarmos dos dados, estes serão destruídos ou anonimizados, de modo a deixarem de permitir estabelecer qualquer ligação a si.

Como posso exercer os meus direitos legais?

Poderá contactar o nosso serviço de apoio ao cliente ou o nosso DPO (Data Protection Officer) através do email admin@urbanhotel.pt para exercer qualquer um dos direitos que lhe são concedidos pelas leis de proteção de dados aplicáveis, o que inclui o direito:

  • ⋄ de acesso aos seus dados;
  • ⋄ de os retificar;
  • ⋄ de os apagar;
  • ⋄ à portabilidade;
  • ⋄ de limitar o seu tratamento;
  • ⋄ de oposição ao seu tratamento;

Tenha em atenção que poderemos solicitar-lhe que forneça informações adicionais, de modo a confirmar a sua identidade.

Direito de Acesso: Poderá questionar-nos se tratamos ou não dados pessoais seus e, em caso afirmativo, obter acesso aos dados na forma de uma cópia. Ao cumprir um pedido de acesso, fornecer-lhe-emos também informações adicionais, como os fins do tratamento, as categorias dos dados pessoais em causa, bem como quaisquer outras informações necessárias para lhe permitir exercer este direito em pleno.

Direito de Retificação Tem o direito de solicitar a retificação dos seus dados caso estes não sejam exatos ou estejam incompletos. Mediante pedido, corrigiremos dados pessoais incorretos sobre si e, considerando os fins do tratamento, completaremos dados pessoais incompletos, o que poderá requerer uma declaração suplementar.

Direito ao Apagamento: Tem também o direito de solicitar o apagamento dos seus dados pessoais, o que significa que os seus dados serão apagados por nós, na medida do possível, e por qualquer outro responsável pelo tratamento a quem tenhamos previamente disponibilizado os seus dados. O apagamento dos seus dados pessoais apenas têm lugar em determinados casos previstos na lei e listados no artigo 17 do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados. Isto inclui situações em que os seus dados pessoais já não sejam necessários para os fins iniciais para os quais foram tratados, bem como situações em que tenham sido tratados ilicitamente. Devido à forma como mantemos determinados serviços, poderá levar algum tempo até que as cópias de segurança sejam apagadas.

Direito à Portabilidade: O seu direito à portabilidade dos dados reside no facto de poder solicitar-nos o fornecimento dos seus dados pessoais num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática e que esses dados sejam transmitidos diretamente a outro responsável pelo tratamento de dados, sempre que isso seja tecnicamente viável. Mediante pedido e sempre que seja tecnicamente viável, transmitiremos os seus dados pessoais diretamente a outro responsável pelo tratamento.

Direito de Restrição ao Tratamento: Tem o direito de obter a restrição ao tratamento dos seus dados pessoais, o que significa que suspendemos o tratamento dos seus dados por um determinado período de tempo. As circunstâncias que poderão dar origem a este direito incluem situações em que a exatidão dos seus dados pessoais tenha sido contestada mas seja necessário algum tempo para que possamos verificar a respetiva exatidão/inexatidão. Este direito não nos impede de continuarmos a armazenar os seus dados pessoais. Iremos informá-lo antes da restrição ser anulada.

Direito de Objeção: Tem também o direito de se opor ao tratamento dos seus dados pessoais, o que significa que poderá solicitar-nos que deixemos de tratar os seus dados pessoais. Isto aplica-se apenas nos casos em que o motivo de ‘interesses legítimos’ (incluindo a criação de perfis) constitui a base legal para o tratamento.

Poderá opor-se a qualquer momento e de modo gratuito a finalidades de marketing direto caso os seus dados pessoais sejam tratados para esses fins, o que inclui a criação de perfis na medida em que esteja relacionada com o respetivo marketing direto. Poderá sempre exercer este direito ao cancelar o seu consentimento dado previamente, seguindo as instruções na comunicação de marketing relevante. Caso exerça este direito, deixaremos de tratar os seus dados pessoais para esses fins.

Poderão ocorrer situações em que temos o direito de recusar ou restringir os seus direitos descritos neste parágrafo. Em todo o caso, avaliaremos atentamente a aplicabilidade de uma isenção deste género e informá-lo-emos em conformidade.

Poderemos, por exemplo, indeferir o seu pedido de acesso caso seja necessário para proteger os direitos e liberdades de outros indivíduos e recusar o apagamento dos seus dados pessoais se o tratamento dos mesmos for necessário para o cumprimento de obrigações legais. O direito à portabilidade dos dados, por exemplo, não se aplica caso os dados pessoais não tenham sido fornecidos por si ou se tivermos tratado os dados não com base no seu consentimento ou para o cumprimento de um contrato.

Pode de igual modo contactar-nos caso tenha questões, comentários ou reclamações relativamente a esta declaração de privacidade. Caso tenha questões por resolver, tem também o direito de apresentar uma reclamação junto da sua autoridade de proteção de dados.